O que é e como utilizar o Plotter de Recorte - Diferencial Print

O que é e como utilizar o Plotter de Recorte

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

São incontáveis equipamentos e ferramentas para sublimação que o seu negócio pode ter. O kit mais simples – se é que podemos chamar assim – para dar ‘start’ em uma produção é composto de impressora, papel, tinta, prensa e o substrato que será personalizado. As variações dentro das categorias de cada elemento citado podem ser grandes ou não, isso dependerá das especificidades dos modelos (o papel é um bom exemplo disso), e é aí que saber como utilizar cada parte do processo é fundamental para um bom resultado final.

Pensando em um post mais na linha objetiva de explicação, falaremos de uma máquina um tanto quanto subestimada em termos de conhecimento, mas que pode fazer um diferencial e tanto no negócio: o Plotter de Recorte. Você sabe o que faz um Plotter de Recorte? Como utilizá-lo? Quais os benefícios desse aparelho?

Venha conosco nas linhas a seguir, abordaremos esse tópico explicando seus diferenciais, uso combinado com outros materiais e muito mais. Vale deixar o convite para uma passada no site da Diferencial Print, nós que somos referência em produtos para sublimação com a melhor qualidade do mercado.

 

Entendendo o Plotter de Recorte

Embora tenha a aparência de uma impressora, o Plotter de Recorte é um equipamento de precisão milimétrica que realiza o corte da arte exatamente no formato em que foi projetado. Esse corte se dá pela possibilidade de usar uma ponteira de vinco, ponteira diamantada ou mesmo uma lâmina no plotter permitindo guiar a moldura do desenho via software de computador, que acompanha a máquina no momento da utilização.

Fico confuso? Um pouco? Vejamos um exemplo. Imagine que você tenha um banner em que a arte tenha um formato de corte bem específico (ondulado, em formato triangular, etc). Com o plotter de recorte, é possível manusear o substrato (no caso, o banner) e cortá-lo milimétricamente no formato desejado. Esse contexto pode ser aplicado também para placas, tecidos, vinil colorido, papel fotográfico, papel kraft e mais alguns outros materiais com até 2mm de espessura.

O bacana dessa máquina é que ela não se aplica somente à sublimação/personalização: artesãos, engenheiros, indústrias e vidraceiros também podem fazer uso do plotter, facilitando bastante a vida de quem lida com demandas de produção com desenhos, projetos e cortes bem precisos.

Dica da Diferencial: clique aqui e veja as opções de produtos relacionado ao Plotter de Recorte em nosso site. Além da própria máquina, oferecemos filme vinil, lâmina, Power Filme OBM, filme tecido e diversas outras opções para turbinar sua produção.

 

Como utilizar o Plotter

Não há receita pronta para a utilização do plotter de recorte, vai depender essencialmente da intenção do trabalho final, materiais agregados ao uso e criatividade.

Adesivos de vinil permitem artes recortadas para tecidos, decorações internas e externas, capas para bolsas, almofadas e enchimentos. O uso de papel transfer possibilita recortes milimétricos também para tecidos, em especial àqueles materiais de composição emborrachada que servem para estampas – está aí uma boa dica de uso, aliás.

Um ponto de observação no uso do plotter é que ele sempre será guiado por um software próprio que não só edita a arte para personalização, como direciona o corte precisamente na máquina (conhecidos como “programas de vetor”). Desta forma, o plotter tem o uso bastante explorado, com poucas chances de desperdício de material se bem manuseado.

Os recentes modelos apresentam diversas variações de tamanho, e isso pode ser importante para você. Se antes a maioria dos tipos presentes no mercado eram de grande porte e volume, hoje há os formatos pequenos e até mesmo portáteis, o que vale observar é se as especificações de lâmina e corte são adequadas para o tipo de material que você quer personalizar.

 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha esclarecido, de forma objetiva e prática, o uso do plotter de recorte e como aplica-lo no seu dia a dia. Temos em mente que o universo da sublimação é desafiador e pode alimentar dúvidas entre os clientes, mas é para isso que estamos aqui: ser a luz para guiar você neste ramo.

Até a próxima!

Compartilhe

Sobre o Autor