O que é e para que serve a Manta de Teflon - Diferencial Print

O que é e para que serve a Manta de Teflon

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Garantir a excelência no trabalho de sublimação requer atenção em todas as fases do processo. Não se trata de somente estampar, é preciso conhecer os materiais envolvidos na personalização, seus compostos, a temperatura ideal, o tempo médio necessário para garantir um desenho de qualidade, enfim, entre outras particularidades desse universo fascinante.

Todavia, há um elemento importantíssimo envolvido na sublimação que protege as etapas de andamento e pós-estampa: a manta de teflon. Talvez você tenha ouvido falar desse material em uso doméstico (e vamos apresenta-lo nas próximas linhas também demonstrando em quais outros contextos será possível de acha-lo), mas sabia que a manta de teflon para sublimação é um dos elementos mais importantes e indispensáveis para sua arte? Fique conosco para entender profundamente esse tema.

Vamos juntos nessa!

 

O Teflon

Quimicamente falando, o teflon atende pelo nome de polímero politetrafluoretileno (da sigla PTFE). É um material que data dos anos 30 e que apresenta um dos menores coeficientes de atrito em relação aos materiais sólidos, permitindo assim que o contato entre um ou mais materiais seja estabelecido sem que ocorra danos em algumas das partes.

As características do teflon fazem da sua composição um aspecto escorregadio e capaz de suportar elevadas temperaturas – seu ponto de fusão é de aproximadamente 326,8°C. Sabe por que uma panela tem a vantagem de ser antiaderente, com revestimento seguro para suportar o calor e o contato com outros equipamentos de plástico, metal ou ferro? Exatamente em razão da existência do teflon, que envolve o objeto e permite esse isolamento seguro. Ele serve para muitas outras aplicações, como revestir mangueiras e cabos e confecções de próteses odontológicas.

Contudo, vamos focar a seguir no teflon como peça indispensável para a sublimação.

 

Entendendo a importância do Teflon na Sublimação

Também conhecido em papelarias e casas especializadas como papel teflon, a manta de teflon atua como isolante térmico, é insolúvel a solventes e protege a chapa de sujeira ou respingos de tinta. Essa função é bastante significativa pois a tinta do papel tende a respingar e comprometer não somente na limpeza da prensa térmica, como também no próximo substrato a ser estampado. Em tecidos essa viscosidade fica mais evidente, afinal a adsorção no pano tornar-se mais visível e fatalmente danificará a arte a seguir. Vale ressaltar que o teflon não serve apenas para artes em tecidos, aplica-se do mesmo modo isolante em canecas, quadros, azulejos, copos e muitos outros substratos.

A utilização do teflon é simples, rápida e necessária, preste atenção nos passos:

– Escolha uma manta de medida maior que a da prensa para não correr o risco de o tamanho com medida exata não fixar corretamente ou não cobrir a chapa por completa (é sempre melhor sobrar do que faltar);

– Para fixação da manta, use SEMPRE uma fita térmica/isolante capaz de suportar altas temperaturas. De nada adiantará pregar o teflon sem uma fita termocolante apropriada. Inclusive, a Diferencial Print leva a você a fita térmica para sublimação, confira aqui;

– Posicione o teflon na parte de cima da prensa e cole-o, mas não feche muito. É importante deixar uma saída de ar para entrada e evaporação de calor, fato este que permitirá que o processo transcorra sem danos à manta.

Após a sublimação, perceba que quaisquer respingos de tintas e/ou outras sujeiras relacionadas estarão contidas na manta. Atenção: para seguir usando o mesmo teflon em estampas de peças seguintes, passe um pano levemente umedecido sob o material e remova a pigmentação presente. Não deixe a tintar secar.

 

Benefícios e considerações finais

Dado o contexto aqui apresentado, está claro que o uso do teflon permitirá uma segurança ímpar para suas produções. Além de cobrir a chapa e resistência da prensa térmica, os próximos itens a serem sublimados não correm riscos de manchas ou sujeiras de tintas que restaram, uma vez que o teflon absorve isso.

O excelente vigor químico garante boa durabilidade, o custo-benefício do investimento é altamente satisfatório. Confira na Diferencial Print as opções de Manta de Teflon para garantir personalizações de qualidade e com zero transtornos.

Esperamos que essa dica faça diferença no seu universo e dê a perfeição necessária para o trabalho. Estamos sempre buscando fornecer informações que agreguem ao leitor uma visão diferente do mercado e ao mesmo tempo segura o bastante para o andamento das criações.

Até a próxima!

Compartilhe

Sobre o Autor