Dicas para montar seu negócio de sublimação: por onde começar? - Diferencial Print

Dicas para montar seu negócio de sublimação: por onde começar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Empreender é uma tarefa que exige paciência, criatividade, esforço e, sobretudo, bastante força de vontade de fazer o comércio vingar. O universo da sublimação é expansivo o bastante para permitir diversas possibilidades de trabalho, são incontáveis materiais à disposição de quem deseja iniciar um negócio, mas hoje vamos abordar o início dessa jornada com uma pergunta nem tão simples assim: por onde começar?

A Diferencial Print, pensando na ajuda que pode oferecer a quem investe no ramo da sublimação, criou este texto para auxiliar um pouco nos investimentos iniciais dos que desejam se inserir no mercado e possuem dúvidas de como dar um ‘start’ nisso, ou que também se encontram perdidos quanto aos melhores equipamentos e formas de trabalho. Quais substratos comprar? E a primeira prensa térmica, qual escolher? Essas e outras questões vamos abordar a seguir.

 

Saiba o que você quer estampar

Uma das primeiras dicas que podemos oferecer aos aventureiros na sublimação é ter em mente de forma clara o que se quer estampar. E por que é preciso ter esse entendimento bem claro? Simples, a definição sobre quais produtos personalizar vai diminuir a margem de erros no investimento inicial tanto em termos de oferta quanto financeiramente falando. Imagine você montar um estoque de produtos para cama, mesa e banho e perceber o pouco apelo nas vendas… desperdício de energia e grana, não? Pois é justamente esse erro que pretendemos minimizar com o seguinte questionamento: o que você vai estampar?

Todavia, vale ressaltar que o que você quer e o que seus potenciais clientes buscam podem significar coisas diferentes. Vejamos o seguinte cenário: você decide montar um catálogo extenso de canecas para sublimação, canecas de todos os tipos, formatos e cores, entretanto percebe que poucos modelos de canecas são vendidos, fazendo com o que o resto do estoque fique parado e sem apelo no mercado. Como trabalhar os demais modelos de canecas? Vale inserir como brindes em kits de produtos para sublimação? Que tal uma venda combinada com itens de mesma categoria?

A clareza sobre o que será estampado e como esses artigos podem ser inseridos no seu negócio vai ajudar demais, acredite. Ser criativo nessas horas é fundamental, assim o estoque não para e a circulação de produtos acontece.

 

Quais materiais comprar?

Uma vez definido o que será personalizado, é hora de procurar os equipamentos que farão o sonho se tornar realidade. E aí será preciso atirar o mais certo possível na compra para evitar perda de dinheiro e limitações de produção, fator este que pode acarretar em pequenas dores de cabeça – que, por sinal, adiantamos que em algum momento da empreitada elas aparecerão.

Dica da DP: temos em nosso site uma categoria específica para montar seu negócio, que possui diferentes kits para sublimação com materiais escolhidos de acordo com os objetivos de produção. Vale conferir clicando aqui.

É acrílico o material de maior personalização para seu negócio? Então invista em uma prensa que faça estampas em acrílicos, bem como canecas, pratos e outros itens compostos de acrílico. Se o foco for arte em tecidos, uma prensa plana simples pode dar conta de toda a sua produção. E se a ideia é mesclar um negócio de canecas, camisetas, canetas, placas e outros artigos de formas e personalizações diferentes? Não tem problema, as prensas multifuncionais certamente darão conta de imprimir trabalhos simultâneos em peças diferentes, sem limitar seu mix.

O que será unânime para todos os casos é o investimento paralelo que precisará ser feito em impressora, papel específico para impressão e tinta sublimática. Acompanhe o raciocínio: a impressora é indispensável para tornar a arte palpável à sublimação (e aqui você verá opções de impressoras sublimáticas, pigmentadas, laser, 3D e etc), o papel é indispensável à fixação da arte no substrato (e existem diversas opções de papéis no mercado, especialmente para tecidos, tenha atenção) e a tinta sublimática para fazer a mágica acontecer (e aqui não há dúvidas de qual tinta comprar, tenha sempre a sublimática como única opção). Por mais que o valor de investimento que você tenha em mãos possa influenciar na escolha de ferramentas de custo mais barato, saiba que a importância de ter os equipamentos certos é o que fará sua produção dar o retorno rápido esperado. Adianta ter uma prensa plana se seu foco maior é squeeze? Pois então…

 

Combine produtos diferentes no mix de sublimação

O destaque para te diferenciar do concorrente muitas das vezes pode ser bem sutil. Uma dica que damos a partir do momento em que você tem um plano bem traçado sobre o que personalizar e os materiais adequados para iniciar a produção é combinar diferentes itens no mix de sublimação. Não entendeu? A gente explica.

Um bom exemplo são os produtos infantis. Se você tem uma prensa plana, por que não pensar em combinar uma linha infantil de chinelo e camiseta? Um body infantil, por exemplo, pode ser um item diferenciado na vitrine. Se a produção é voltada aos materiais cilíndricos, canecas e squeezes podem ser vendidos em conjunto, possibilitando maior chance de rodar o estoque, fazer uma venda adicional e fidelizar o consumidor com um bom custo-benefício – e acredite, quem sai satisfeito vai não apenas retornar futuramente, como indica-lo a quem busca produtos personalizados.

 

Escalonar o negócio

Se você executou bem os três passos anteriores, escalonar o negócio será uma consequência natural, acredite. Uma produção que começa com o intuito de oferecer canecas, squeezes, copos e camisetas personalizadas (itens ‘simples’ em que podemos encontrar facilmente em gráficas de bairro por exemplo) pode evoluir para grandes produções de brindes para festas, materiais para eventos corporativos, kits para datas especiais e entre outras demandas que farão com que o faturamento cresça em proporções maiores do que os custos/investimentos aplicados.

A partir de um tempo consideravelmente estabelecido, evoluir para equipamentos multifuncionais e materiais de custo elevado farão parte do horizonte de expansão. Afinal, um bom trabalho de personalização terá sempre rotatividade e demandas novas para tratar.

 

Considerações finais

Esperamos que este texto tenha dado uma luz aos que pensam em iniciar seu caminho na sublimação, ou mesmo direcionar melhor aqueles que já estão com o pé no ramo. Fatalmente não tiramos todas as dúvidas que esse universo traz, afinal este tema é só uma pequena parte do caminho, mas vale expor dicas com o propósito de fazer com que todos ganhem: você, seu cliente e a Diferencial Print.

Compartilhe

Sobre o Autor